Mémorias: estas sublimes fantasias…

Escrito por Gabriela Boccaccio.

“Amarcord” (1973), Federico Fellini

amarcord-poster-fellini

Amarcord, dirigido por Fellini, é um filme sobre memória, que elas sejam verdadeiras ou não. Muitas vezes tido como uma obra biográfica do diretor, o filme gira em torno da vida de um pequeno vilarejo na costa italiana.

Titta é um jovem garoto que está descobrindo os prazeres da vida. Sexualidade, amizade, família e dramas são alguns dos elementos presentes na narração de sua jornada.  Os professores caricatos e os alunos levados fazem uma divertida combinação. A foto da sala de aula, tirada em uma das cenas iniciais, é um frame de todas as histórias por trás daqueles rostos. Contar a vida em uma cidade, implica contar também os acontecimentos de seus habitantes.

O surrealismo está constantemente presente no filme, fantasias em torno de eventos são comuns e muitas vezes interrompidas por um narrador que surge do nada para pontuar e situar alguns desses elementos. Como Gradisca ganhou esse seu apelido? Só restam suposições e imagens formadas a partir de possíveis mentiras. Não é sempre possível acreditar no que é encenado, mas isso não é o objetivo do filme.

O caloroso e humano lado italiano é retratado com a família de Titta, sempre exagerada e barulhenta. Eles representam apenas uma pequena parcela daquela Itália nos primórdios do fascismo de Mussolini. Uma visita do Duce é permeada de simbologias, a fumaça que sobe em sua entrada na cidade e a coreografia absurda da juventude com armas e bambolês, são pequenas críticas travestidas com humor. Nesse aspecto, Fellini faz um filme com ideias densas mas ao tempo leve e de fácil absorção.

Que o filme tenha um alto cunho biográfico talvez seja inegável, mas muito mas que isso, Fellini nos convida à uma reflexão sobre a vida e o nosso passado. Ele nos dá os elementos para nós mesmos fantasiarmos. A memória engana, mas pode divertir. O mar é de papel crepom, e por isso Fellini nunca pretendeu retratar a realidade exatamente como ela é.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s